top of page

Estátua de Jacques Costeau é inaugurada na Praça da Baleia, em Ubatuba.


Foto: Divulgação

“A felicidade da abelha e do golfinho é existir. A do homem é descobrir isso e se maravilhar por eles”. Essa é uma das várias frases encontradas nas horas e horas de filmagens do oceanógrafo, inventor e cineasta Jacques Costeau que exprimem o seu amor pela descoberta e pelo mar. Costeau foi o responsável pela expansão de um gênero documental existente até hoje e grande inspiração para diversas gerações, tanto no campo do audiovisual como para profissionais do mar. Sua vida dedicada à defesa e conservação do mundo marinho está imortalizada em seus documentários e, agora, também na Praça da Baleia, em Ubatuba.

Inaugurada no último dia 9, sábado, o evento de lançamento também contou com limpeza das areias da praia e soltura de tartaruga marinha com o projeto Tamar. A estátua de Jacques Costeau ficou submersa desde 1997 na Praia do Leste, na Ilha Anchieta, até ser retirada e passar por delicado processo de restauração. O trabalho foi realizado em conjunto pelo Aquário de Ubatuba, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação de Operadoras de Mergulho de Ubatuba, Parque Estadual da Ilha Anchieta e pelo escultor Fábio Souza e sua equipe.

“A estátua ficou 20 anos submersa, então, o mar agiu e eu não quis cobrir esse ‘trabalho’ que o mar levou tempo para fazer, achei uma pena. Então, a ideia foi mostrar como ela estava/ficou nesse tempo todo. Costumo dizer que foi um trabalho há duas mãos: metade o mar fez, metade eu recuperei”, explicou Fábio Souza para o site da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Foto: Divulgação

Para um dos maiores apaixonados pelo mar, uma homenagem justa e que reflete muito bem sua relação com as águas. A Propspeed Brasil parabeniza Ubatuba e agradece a Jacques Costeau por seu legado e dedicação à vida marinha.

Cadastre seu e-mail e receba notícias, convites de evento e muito mais.

bottom of page