Featured Posts

Vendi meu veleiro e comprei um barco a motor

February 24, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts
Please reload

De onde vem os nomes dos Oceanos?

May 21, 2018

 

 

De tanto olhar para os mapas já nos acostumamos com o nome dos oceanos que banham nossos continentes, mas se pararmos para pensar vemos que os nomes não são assim tão comuns. Afinal, quem batizou os oceanos? E qual o significado de cada um destes nomes? A Propspeed Brasil traz para você o significado dos nomes dos nossos oceanos. Confira a matéria! Com certeza você se lembrará destes nomes da próxima vez que estiver tomando um banho de mar.

 

 

Oceano Atlântico

 

A origem do nome é mitológica. Atlas (em alguns mitos, Atlante) é o titã que batiza o oceano que separa a Europa e a África das Américas, condenado pelos deuses do Olimpo a sustentar o céu em suas costas. Atlas também é o nome de um dos filhos de Netuno, rei dos mares, e um nome muito presente a elementos que referenciam a água, como a cidade submersa de Atlântida. O geógrafo e historiador grego Heródoto foi o primeiro a fazer a associação do titã Atlas com o oceano, mas foi o cartógrafo Gerardo Mercator que batizou oficialmente o Atlântico ao colocar o nome em seus mapas no século 16.

 

 

Oceano Pacífico

 

O português Fernão de Magalhães batizou o Oceano Pacífico, e seu significado é literal. Ao percorrer o litoral sul-americano em 1520, próximo da Cordilheira dos Andes, o navegador se surpreendeu ao encontrar águas calmas, tranquilas e... pacíficas.

 

 

Oceano Índico, Oceano Ártico e Oceano Antártico

 

Com nomes menos lúdicos que seus irmãos de correntes, o Índico, o Ártico e o Antártico possuem nomes com origem geográfica. Enquanto o Índico faz menção aos países banhados por suas águas, Índia e Indonésia, o Antártico faz ao continente, a Antártica. Já o Ártico tem sua inspiração nas estrelas. Situado abaixo da constelação de Ursa Menor, o oceano foi batizado de Ártico, em referência ao nome original do conjunto de estrelas. Urso, em grego, é arctos.

 

Muitos estudiosos e oceanógrafos não consideram a existência dos Oceanos Ártico e Antártico. Porém, ainda é possível encontra-los nos mapas e no dia-a-dia das navegações e expedições.

 

 

Os Oceanos são cheios de histórias. Conhece outra origem do nome de alguns destes oceanos? Deixe aqui nos comentários!

 

 

 

 

 

Please reload

Contact
Marine Coating Ltda.
Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 1318
Sao Paulo, SP, Brasil
info@propspeed.com.br
Fone +55 11 2713-008
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 - Propspeed Brasil - All rights reserved