top of page

Até 2100, elevação do nível do mar afetará 600 milhões de pessoas e causará prejuízo de US$ 14 trilh

foto: Dave via Flickr

Cientistas do Centro Oceanográfico Nacional do Reino Unido chegaram a conclusão de que, se o Acordo de Paris não for colocado em prática, os danos econômicos e sociais da elevação do nível do mar serão catastróficos. O Acordo de Paris é um tratado mundial sobre as alterações climáticas firmado em 12 de dezembro de 2015, onde 195 países se comprometeram a conter o aquecimento do planeta abaixo dos 2 graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais.

Em estudo publicado na terça-feira (3) na revista Environmental Research Letters os pesquisadores estimam que em 2100 os custos anuais chegarão a US$ 14 trilhões, caso o aquecimento global extrapole a marca estabelecida. Além disso, cerca de 600 milhões de pessoas serão afetadas diretamente. São pessoas que vivem em regiões costeiras a menos de 10 metros acima do nível do mar. A elevação dos oceanos e o derretimento das geleiras são alguns dos aspectos mais preocupantes do aquecimento global. "Nós descobrimos que, com a trajetória de aquecimento de 1,5 grau Celsius, em 2100 a elevação média do mar será de 0,52 metros. Mas, se a meta de 2 graus Celsius for perdida, veremos elevação média de 0,86 metros e, no pior cenário, de 1,8 metros" — afirmou Svetlana Jevrejeva, autora principal do estudo.

A Propspeed Brasil relembra que a redução da emissão de gás carbônico e de componentes que destroem a camada de Ozônio também é responsabilidade dos cidadãos e empresas privadas, não apenas dos Governos. Existem diversas práticas, simples e econômicas, que podem gerar resultados positivos na luta contra o aquecimento global. é dever de todos nós preservar a Terra para as futuras gerações!

Cadastre seu e-mail e receba notícias, convites de evento e muito mais.

bottom of page