top of page

Empresa inglesa está usando plástico retirado dos oceanos para construir estradas


Felizmente, 2018 se tornou o ano de combate ao plástico. E organizações, empresas privadas e órgãos públicos concentraram seus esforços em encontrar soluções que reduzissem o descarte do material nos oceanos. No meio de tantas ideias e iniciativas brilhantes, a empresa inglesa MacRebur se destaca por conseguir limpar os oceanos e ainda solucionar um dos grandes problemas do setor de construção civil: a pavimentação de estradas.

A ideia é simples e eficiente, e surgiu durante uma viagem do CEO Toby McCartney a India. Ao ver as montanhas de descartes dos lixões a céu aberto de Mumbai, Toby viu a oportunidade de utilizar materiais plásticos retirados dos oceanos, lixões e aterros sanitários para construir estradas. Depois de 18 meses de testes a MacRebur chegou ao MR6, um aditivo aglutinante de alto desempenho, utilizado no processo como um substituto do petróleo.

As estradas da MacRebur são 60% mais resistentes, além de custarem muito menos. Segundo os sócios da MacRebur, 1 tonelada de asfalto reutiliza de 3 a 10 quilos de resíduos. Essa não é a primeira vez que uma empresa privada encontra no lixo plástico uma opção viável para gerar empregos e negócios. A Conceptos Plásticos, criada na Colômbia, desenvolveu uma tecnologia que transforma o material descartado em tijolos, usados na construção de moradias e abrigos.

Você pode conferir a animação de apresentação da MacRebur, além de acessar o site da empresa para conhecer mais sobre seus projetos.

Cadastre seu e-mail e receba notícias, convites de evento e muito mais.

bottom of page