Featured Posts
Recent Posts

De onde vem os nomes dos Oceanos?


De tanto olhar para os mapas já nos acostumamos com o nome dos oceanos que banham nossos continentes, mas se pararmos para pensar vemos que os nomes não são assim tão comuns. Afinal, quem batizou os oceanos? E qual o significado de cada um destes nomes? A Propspeed Brasil traz para você o significado dos nomes dos nossos oceanos. Confira a matéria! Com certeza você se lembrará destes nomes da próxima vez que estiver tomando um banho de mar.

Oceano Atlântico

A origem do nome é mitológica. Atlas (em alguns mitos, Atlante) é o titã que batiza o oceano que separa a Europa e a África das Américas, condenado pelos deuses do Olimpo a sustentar o céu em suas costas. Atlas também é o nome de um dos filhos de Netuno, rei dos mares, e um nome muito presente a elementos que referenciam a água, como a cidade submersa de Atlântida. O geógrafo e historiador grego Heródoto foi o primeiro a fazer a associação do titã Atlas com o oceano, mas foi o cartógrafo Gerardo Mercator que batizou oficialmente o Atlântico ao colocar o nome em seus mapas no século 16.

Oceano Pacífico

O português Fernão de Magalhães batizou o Oceano Pacífico, e seu significado é literal. Ao percorrer o litoral sul-americano em 1520, próximo da Cordilheira dos Andes, o navegador se surpreendeu ao encontrar águas calmas, tranquilas e... pacíficas.

Oceano Índico, Oceano Ártico e Oceano Antártico

Com nomes menos lúdicos que seus irmãos de correntes, o Índico, o Ártico e o Antártico possuem nomes com origem geográfica. Enquanto o Índico faz menção aos países banhados por suas águas, Índia e Indonésia, o Antártico faz ao continente, a Antártica. Já o Ártico tem sua inspiração nas estrelas. Situado abaixo da constelação de Ursa Menor, o oceano foi batizado de Ártico, em referência ao nome original do conjunto de estrelas. Urso, em grego, é arctos.

Muitos estudiosos e oceanógrafos não consideram a existência dos Oceanos Ártico e Antártico. Porém, ainda é possível encontra-los nos mapas e no dia-a-dia das navegações e expedições.

Os Oceanos são cheios de histórias. Conhece outra origem do nome de alguns destes oceanos? Deixe aqui nos comentários!