Featured Posts
Recent Posts

A água do mar congela?


A resposta desta pergunta seria uma expressão muito popular: sim, só que não. Para entendermos melhor, precisamos pensar nas condições físicas e propriedades da água.

A densidade da água diminui quando ela passa para o estado sólido. É por isso, por exemplo, que o gelo flutua sobre a água líquida. Também precisamos lembrar que a água salgada é mais difícil de ser congelada do que a água doce.

Se lembrarmos dos desenhos animados, veremos que são comum cenas onde os personagens cortam a superfície do gelo para entrar na água gelada. E esse conceito é cientificamente correto! A água salgada em baixas temperaturas e condições favoráveis congela e forma uma grande placa, e o gelo, menos denso, fica na superfície. Essa camada de gelo da superfície, por sua vez, isola a água do ar frio que está no exterior. Além disto, temos também o detalhe mais importante de todos, a profundidade. A profundidade revela outra propriedade da água: quando a pressão é grande, ela derrete.

Por isso a água do mar congela... Mas sem congelar. Mesmo as temperaturas nos pólos não são frias o suficiente para atravessar a camada de gelo da superfície e compensar o derretimento causado pela pressão.

Tem alguma outra pergunta? Deixe aqui nos comentários! Teremos prazer em responder suas dúvidas aqui no blog da Propspeed Brasil.