top of page

Qual a diferença entre mar e oceano?


Apesar de parecer simples, muitas pessoas acabam se confundindo na hora de definir o que é o mar e o que é o oceano. Um dos motivos é o uso poético da palavra “mar”, que acabou virando sinônimo de oceano no romantismo dos escritores e poetas. Há também a dificuldade em reconhecer as diferenças entre estas duas grandes porções de água salgada. A Propspeed Brasil explica agora, de forma simples, como diferenciar mares de oceanos. Confira!

A primeira diferença que podemos observar é a extensão territorial. Oceanos possuem proporções imensas, e delimitam os continentes. Já os mares são bem menores e são delimitados, muitas vezes, pelos continentes e outras porções de terra. A profundidade também é outra característica importante. Enquanto oceanos possuem fossas até hoje nunca alcançadas pelo homem, os maiores mares conhecidos chegam a apenas centenas de metros de profundidade. É interessante notar também que grande parte dos mares fazem parte de oceanos. São trechos mais próximos a acidentes geográficos terrestres, que servem de fronteira e elemento cultural-histórico de civilizações. Um bom exemplo para ilustrar isto é o Mar Mediterrâneo, uma extensão do Oceano Atlântico que banha a Europa, a África e a Ásia.

Existem três tipos de mares: os abertos, os continentais e os fechados. Os abertos são mares como o Mar Báltico, que possuem ampla ligação com os oceanos. Os continentais, como o já citado Mediterrâneo, possuem ligação estreita. Já os fechados, como o Mar Cáspio, se ligam às águas oceânicas apenas de forma indireta ou são erroneamente chamados de mar, já que são grandes lagos de água salgada.

Cadastre seu e-mail e receba notícias, convites de evento e muito mais.

bottom of page