top of page

Afinal, o que é a craca?



Com aparência mais mineral que animal, as cracas podem confundir aqueles que não são tão próximos a vida náutica. Porém, mesmo pra aqueles que já estão acostumados com a presença do animal nas construções e formações, a craca pode ser um completo mistério. Afinal, o que são as cracas? E como vivem? E porque elas grudam nas embarcações? A Propspeed Brasil traz para você tudo sobre o animal e explica porque a craca é tão importante para a vida marinha.


A vida da craca


As cracas são animais artrópodes. Isto é, animais invertebrados que possuem exoesqueleto, como escorpiões, aranhas e siris. Hoje os invertebrados são o maior filo de animais existentes, com cerca de 1 milhão de espécies descobertas. As cracas pertencem a subclasse dos cirrípedes, que reúne crustáceos marinhos como os percebes.


A maioria das cracas são hermafroditas, trocando órgãos reprodutores masculinos e femininos de acordo com a necessidade na época de acasalamento. Após a reprodução, a fertilização ocorre e os embriões são desenvolvidos. Após sua maturidade, as cracas se alojam em hospedeiros ou construções, podendo transitar entre diferentes formas para encontrar o ambiente ideal.


A cola da craca


As cracas aderem na superfície escolhida e liberam gordura corpórea, que retira sujeiras e obstruções e age como agente esterilizador. Após isso, a craca produz sua cola, que é formada por 6 tipos de proteína diferentes. Enquanto se desenvolve a craca se cobre de sais calcários, formando sua carapaça. Cracas podem aderir em superfícies fixas, como rochas e píers, ou em superfícies em movimento como embarcações, baleias e tartarugas.


A cola da craca é 6 vezes mais forte do que qualquer cola criada pelo homem. Existem diversos projetos que tentam reproduzir a cola da craca e explorar seu uso nos campos da engenharia, medicina e construção.


A importância ecológica da craca


As cracas desempenham uma importante função na cadeia alimentar pois são animais filtradores. Também são os únicos animais do grupo séssil, que tem vida fixa, nos crustáceos. Cracas se alimentam dos alimentos dissolvidos na água do mar, sendo fundamental para a limpeza da água e para a vida de outros organismos vivos, além de servirem de alimentos para outros animais marinhos. Propspeed é o único produto que assegura a continuidade do sistema marinho, não matando as cracas e nem utilizando compostos e toxinas que acabam por envenenar a craca e os animais que dela se alimentam.


A poluição também é um grande inimigo das cracas e de todo o sistema da vida marinha. É importante que o ser humano faça sua parte na preservação da vida marinha. As cracas e os oceanos agradecem.

Cadastre seu e-mail e receba notícias, convites de evento e muito mais.

bottom of page