top of page

As 11 criaturas marinhas mais surpreendentes do fundo do mar


O mar é cheio de mistérios. Enquanto alguns olham para as estrelas procurando vida alienígena, aqui mesmo, no planeta Terra, milhares de metros abaixo do nível do mar, escondem-se criaturas que parecem saídas de filmes de ficção científica. Inofensivos (a maioria deles), estes animais são o resultado de anos de evolução e adaptação. A Propspeed Brasil preparou uma lista com alguns dos animais mais surpreendentes que habitam o fundo do mar – e até o pesadelo de algumas pessoas. Confira!

Tubarão-cobra

Uma das espécies mais antigas da Terra, já foram encontrados fósseis com mais de 80 milhões de anos do animal. Habita águas de 600 a 1000 metros de profundidade e pode alcançar cerca de 2 metros. Encontrado normalmente nas águas do Japão.

Lula Gigante

O segundo maior invertebrado do mundo (o primeiro lugar é da Lula Colossal). Alcançando de 10 a 13 metros de comprimento, durante muito tempo a espécie foi tratada como uma lenda de marinheiros, uma versão moderna do mito do Kraken. Provas concretas do animal só foram encontradas em 2004, um tentáculo de cerca de 5 metros de comprimento. Uma das grandes características da Lula Gigante é sua rivalidade com as Baleias Cachalotes, que resultam em verdadeiras batalhas entre gigantes no fundo do mar.

Em 2012, uma equipe de cientistas japoneses conseguiu filmar um espécime pela primeira vez. Você pode assistir o vídeo aqui.

Stargazer

Com olhos e bocas em cima da cabeça, o Stargazer é um peixe caçador do fundo do mar. Além de se camuflar enterrando o corpo na areia, agindo como um alçapão, algumas espécies ainda possuem órgãos condutores de eletricidade, usados para ataque e defesa.

Tubarão-Fantasma

A espécie também é chamada de Quimera, e não é difícil entender o porquê. A criatura parece ter sido feita com partes de diversos animais diferentes, assim como o monstro mitológico.

Polvo Dumbo

Carismático e simpático, o Polvo Dumbo é como o personagem da Disney que o batiza. Seu nome é uma homenagem a suas “orelhas”, barbatanas que o auxiliam na locomoção em meio a pressão do fundo do mar.

Peixe-Bolha

Sempre figurando as primeiras posições das listas de animais mais feios do mundo, o Peixe-Bolha ou Blobfish é um animal único. Seu corpo disforme e gelatinoso lhe possibilita aguentar a pressão absurda do fundo do mar. Quando o animal é retirado das águas profundas seu corpo se altera, dando o visual ingrato que lhe rendeu o título de criatura mais feia da Terra em 2013. Que dó!

Diabo-Negro-do-Mar

Também chamado de Peixe-Pescador, é um dos animais marinhos mais famosos das profundezas devido á seu nome e visual horripilantes. O Diabo-do-Mar já apareceu em diversos filmes de terror e até na animação Procurando Nemo. Usa da sua isca luminescente para encontrar e devorar os peixes mais gananciosos.

Peixe Pelicano

Usando sua boca gigante para engolir diversos animais ao mesmo tempo, o Peixe ou Enguia Pelicano é encontrado nas águas mais profundas de Portugal.

Peixe-Olhos-de-Barril

Um peixe de aparência menos ameaçadora, mas nem por isso menos estranha. Este peixe possui os olhos localizados acima da cabeça, que é completamente transparente.

Polvo de Anéis Azuis

Todos os animais que mostramos até agora podem ter aparência amedrontadora, mas são inofensivos para seres humanos. Pois o Polvo de Anéis Azuis é o oposto, sendo um dos animais mais bonitos e mais perigosos de todo o mundo. Uma dose do seu veneno é capaz de matar 20 homens adultos, e ainda não há antídoto descoberto para suas toxinas. O animal não poderia viver em outro lugar senão a Austrália, lar oficial dos animais mais assustadores já descobertos pelo homem.

Tubarão-Duende

Visual horripilante? Confere. Ar de mistério e presente em lendas? Confere. Mandíbulas afiadas que se projetam para capturar a presa? Confere. O Tubarão-Duende possui tudo o que é necessário para estar nesta lista. Seu nariz peculiar o faz um animal de visual único. Apesar de ser populoso, a espécie é dificilmente encontrada devido as profundidades imensas em que vive – mais de 1200 metros abaixo da linha do mar.

Qual a espécie que mais te chamou atenção? Existem diversas de espécies fascinantes no fundo do mar. Qual você acha mais impressionante? Deixe aqui nos comentários!

Cadastre seu e-mail e receba notícias, convites de evento e muito mais.

bottom of page